SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56O ENSINO UNIVERSITÁRIO NO PENSAMENTO DE GILBERTO FREYRE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RODRIGUES, Luís. POTENCIAL TRANSFORMADOR DO ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.11-35.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.39734.

Este artigo tem como objetivo analisar o potencial transformador que o Ensino Superior poderá ter na sociedade cabo-verdiana. Embora tenha um historial ainda breve, este subsistema de ensino tem mostrado uma forte dinâmica ao longo das últimas décadas em Cabo Verde. Dadas a sua particular relação com a sociedade, urge conhecer como pode modificar algumas estruturas sociais deste país. Tomando os dados oficiais mais recentes como corpus de análise, se avaliam a acessibilidade e equidade do Ensino Superior em Cabo Verde, assim como a sua qualidade e relevância. À luz das funções das universidades propostas por Castells, se defende que as Universidades cabo-verdianas pugnem por valores humanistas, que influenciem as elites por si formadas a instaurarem padrões mais democráticos na sociedade e no mercado de trabalho. Para tal, o Ensino Superior deve mudar para um paradigma transformador do panorama da inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Palavras-chave : Ensino Superior; Cabo Verde; Transformação Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )