SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56LA EXPERIENCIA DEL CONSORCIO CEDERJY LA DEMOCRATIZACIÓN DE LA ENSEÑANZA SUPERIOR EN EL ESTADO DEL RÍO DE JANEIROLA POTENCIA DE LA UNIVERSIDAD COMO ESPACIO DE CONSTRUCCIÓN DE SÍ Y DE UN ACTUAR SOBRE EL MUNDO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MONGIM, Andrea Bayerl  y  OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. ENTRE COMEMORAÇÕES, TENSÕES E CONSTRANGIMENTOS: INGRESSO NA UNIVERSIDADE PELO SISTEMA DE COTAS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.133-152.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.39082.

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de ingresso e de permanência na universidade de discentes cotistas, destacando desafios, tensões e constrangimentos. Trata-se de estudo etnográfico, com utilização de entrevistas de narrativas de vida. O ingresso na universidade constitui-se em motivo de comemoração para os discentes que, em geral, reconhecem a importância do sistema de cotas para esse fim. No entanto, além das dificuldades financeiras, convivem com episódios de estigmatização e discriminação. Parte dos estudantes busca superar tais desafios através da organização coletiva. Outros, através de sacrifício pessoal. Assim, tão fundamental quanto assegurar as condições materiais de permanência na universidade, também o é investir no combate a toda e qualquer forma de discriminação.

Palabras clave : Sistema de cotas; Universidade; Tensões e Constrangimentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )