SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIROA POTÊNCIA DA UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SI E DE UM AGIR SOBRE O MUNDO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MONGIM, Andrea Bayerl  e  OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. ENTRE COMEMORAÇÕES, TENSÕES E CONSTRANGIMENTOS: INGRESSO NA UNIVERSIDADE PELO SISTEMA DE COTAS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.133-152.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.39082.

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de ingresso e de permanência na universidade de discentes cotistas, destacando desafios, tensões e constrangimentos. Trata-se de estudo etnográfico, com utilização de entrevistas de narrativas de vida. O ingresso na universidade constitui-se em motivo de comemoração para os discentes que, em geral, reconhecem a importância do sistema de cotas para esse fim. No entanto, além das dificuldades financeiras, convivem com episódios de estigmatização e discriminação. Parte dos estudantes busca superar tais desafios através da organização coletiva. Outros, através de sacrifício pessoal. Assim, tão fundamental quanto assegurar as condições materiais de permanência na universidade, também o é investir no combate a toda e qualquer forma de discriminação.

Palavras-chave : Sistema de cotas; Universidade; Tensões e Constrangimentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )