SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56ENTRE COMEMORACIONES, TENSIONES Y CONSTRANGIMENTOS: INGRESO EN LA UNIVERSIDAD POR EL SISTEMA DE COTASLA AUTONOMIA DISCENTE EN LA UNINVERSIDAD: METODOLOGÍAS ACTIVAS Y LA CIBERCULTURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BLANC, Manuela Vieira  y  SOUZA, Barbara Vitor de Aquino e. A POTÊNCIA DA UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SI E DE UM AGIR SOBRE O MUNDO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.153-170.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.39633.

Este trabalho busca, a partir de uma problematização acerca dos atravessamentos neoliberais nas Instituições de Ensino Superior (IES) e da análise de dados obtidos em duas pesquisas, realizadas individualmente por suas autoras, refletir sobre a potência da universidade como espaço de construção de si, contexto de subjetivação e de atuação política. O destaque que a educação superior tem nesse cenário neoliberal é pontuado por atravessamentos de crises, conflitos e contradições. Deste modo, a Universidade acaba não dando conta de exercer o seu papel na formação de cidadãos. Ao mesmo tempo, os dados aqui analisados apontam que no cotidiano de convívio entre os estudantes e com as suas IESs o potencial de ampliação da experiência universitária se consolida, potencializa e extravasa.

Palabras clave : Política de permanência; Coletivo estudantil; Neoliberalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )