SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56THE POWER OF THE UNIVERSITY AS A SPACE OF SELF-CONSTRUCTION AND OF ACTING ON THE WORLD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

TORRES, Patrícia Lupion; TRINDADE, Rui  and  CARNEIRO, Virgínia Bastos. AUTONOMIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A CIBERCULTURA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.171-187.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.39666.

O presente artigo trata da autonomia discente em John Dewey e sua atualidade na prática das metodologias ativas no cenário educacional contemporâneo e na participação ativista em rede. O tema “Autonomia discente na universidade: metodologias ativas e a cibercultura” teve como objetivo geral refletir a perspectiva do desenvolvimento de um aluno autônomo com o aprender. Dentre os autores pesquisados estão TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012). Pôde-se inferir que nas metodologias ativas hoje aplicadas em sala de aula, encontram-se pressupostos de autonomia discente em Dewey, na medida em que a valorização do aluno como centro do aprendizado no trabalho em grupos, além do trabalho individual, é estimulada em ambiente educacional democrático.

Keywords : Autonomia discente; Ambiente educacional democrático; Metodologias ativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )