SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56LA POTENCIA DE LA UNIVERSIDAD COMO ESPACIO DE CONSTRUCCIÓN DE SÍ Y DE UN ACTUAR SOBRE EL MUNDO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

TORRES, Patrícia Lupion; TRINDADE, Rui  y  CARNEIRO, Virgínia Bastos. AUTONOMIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A CIBERCULTURA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.171-187.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.39666.

O presente artigo trata da autonomia discente em John Dewey e sua atualidade na prática das metodologias ativas no cenário educacional contemporâneo e na participação ativista em rede. O tema “Autonomia discente na universidade: metodologias ativas e a cibercultura” teve como objetivo geral refletir a perspectiva do desenvolvimento de um aluno autônomo com o aprender. Dentre os autores pesquisados estão TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012). Pôde-se inferir que nas metodologias ativas hoje aplicadas em sala de aula, encontram-se pressupostos de autonomia discente em Dewey, na medida em que a valorização do aluno como centro do aprendizado no trabalho em grupos, além do trabalho individual, é estimulada em ambiente educacional democrático.

Palabras clave : Autonomia discente; Ambiente educacional democrático; Metodologias ativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )