Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
TORRES, Patrícia Lupion; TRINDADE, Rui e CARNEIRO, Virgínia Bastos. AUTONOMIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A CIBERCULTURA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.171-187. Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2019.39666.
O presente artigo trata da autonomia discente em John Dewey e sua atualidade na prática das metodologias ativas no cenário educacional contemporâneo e na participação ativista em rede. O tema “Autonomia discente na universidade: metodologias ativas e a cibercultura” teve como objetivo geral refletir a perspectiva do desenvolvimento de um aluno autônomo com o aprender. Dentre os autores pesquisados estão TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012). Pôde-se inferir que nas metodologias ativas hoje aplicadas em sala de aula, encontram-se pressupostos de autonomia discente em Dewey, na medida em que a valorização do aluno como centro do aprendizado no trabalho em grupos, além do trabalho individual, é estimulada em ambiente educacional democrático.
Palavras-chave : Autonomia discente; Ambiente educacional democrático; Metodologias ativas.