SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56THE MANIFEST GROUP: (RE)INVENTING THE HIP HOPO COTIDIANO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS BRINQUEDOS EM CENA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Maria de Fátima Barbosa da. DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E AS POTENCIALIDADES DA LEI 11.645-08: OUTROS ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS, OUTRAS LEITURAS DE MUNDO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.249-264.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.33073.

Este artigo objetiva externar alguns horizontes da lei 11.645-08, compreendendo-apor meio de princípios interculturais. Intenciona refletir sobre as bases conceituais da interculturalidade, as quais sugerem novos paradigmas para o ensino. Isto proporcionou a elaboração de metodologias para efetivação desta lei, experimentadas em turmas de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Altivo César, em Niterói (RJ), com caráter replicável.Defende-se que a perspectiva da pedagogia intercultural, é a de intervir na AÇÃO, em nossas práticas cotidianas em favor de diálogos entre as culturas, deslocando concepções etnocêntricas para narrativas plurais. Uma proposta democrática, em sentido amplo.

Keywords : Ensino de História; Interculturalidade e Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )