SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56DIÁLOGOS INTERCULTURALES Y LAS POTENCIALIDADES DE LALEY 11.645-08: OTROSESPACIOS DE APRENDIZAJES, OTRASLECTURAS DE MUNDOEDUCACIÓN ESCOLAR E INTERCULTURALIDAD: LA INSERCIÓN DEL ALUMNO INDÍGENA EN LA CONTEXTUALIZACIÓN URBANA EN BOA VISTA-RR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

COSTA, João Augusto Galvão Rosa  y  TERRA, Dinah Vasconcellos. O COTIDIANO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS BRINQUEDOS EM CENA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.265-280.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.33110.

Este trabalho parte do cotidiano da educação infantil de uma escola do Município de Duque de Caxias, localizada no Bairro de Gramacho. Discute um cenário despertado por alunos das turmas 51 e 52 da Educação Infantil durante as aulas de educação física escolar. Elegemos a observação participante como instrumento de coleta de dados. Tem como base teórica Michel Certeau, Tizuko Morchida Kishimoto, Gilles Brougère, Walter Benjamin, Paulo de Salles Oliveira, Johan Huizinga que nos orientaram nas reflexões, discussões acerca das ações apresentadas pelos alunos que se apropriaram desse objeto nas aulas, gerando categorias como a imaginação, a imitação, representação e reinvenção do brincar, pois o processo de (re) construção materializou diversos conteúdos dialogados no cotidiano das aulas.

Palabras clave : Cotidiano; Educação Física; Brinquedo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )