SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E AS POTENCIALIDADES DA LEI 11.645-08: OUTROS ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS, OUTRAS LEITURAS DE MUNDOEDUCAÇÃO ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE: A INSERÇÃO DO ALUNO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO EM BOA VISTA - RR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

COSTA, João Augusto Galvão Rosa  e  TERRA, Dinah Vasconcellos. O COTIDIANO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS BRINQUEDOS EM CENA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.265-280.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.33110.

Este trabalho parte do cotidiano da educação infantil de uma escola do Município de Duque de Caxias, localizada no Bairro de Gramacho. Discute um cenário despertado por alunos das turmas 51 e 52 da Educação Infantil durante as aulas de educação física escolar. Elegemos a observação participante como instrumento de coleta de dados. Tem como base teórica Michel Certeau, Tizuko Morchida Kishimoto, Gilles Brougère, Walter Benjamin, Paulo de Salles Oliveira, Johan Huizinga que nos orientaram nas reflexões, discussões acerca das ações apresentadas pelos alunos que se apropriaram desse objeto nas aulas, gerando categorias como a imaginação, a imitação, representação e reinvenção do brincar, pois o processo de (re) construção materializou diversos conteúdos dialogados no cotidiano das aulas.

Palavras-chave : Cotidiano; Educação Física; Brinquedo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )