SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56O COTIDIANO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS BRINQUEDOS EM CENATHE CURRICULUM BEYOND THE ORGANIZATION OF EXPERIENCES AND PLANNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Claudina Miranda e; PORTELA, Selma Maria Cunha  and  MATOS, Maristela Bortolon de. EDUCAÇÃO ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE: A INSERÇÃO DO ALUNO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO EM BOA VISTA - RR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.281-295.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.34105.

O trabalho em questão é resultado de um estudo de caso realizado em uma Escola Municipal situada na capital de Boa Vista. A inserção do aluno indígena dentro do processo de escolarização urbano consiste em um verdadeiro desafio, pois abre uma discussão envolvendo as políticas públicas que regulamentam a educação numa perspectiva ótica da inclusão, a valorização da cultura indígena nos diversos contextos de interação social, o papel da escola enquanto instituição seja na recepção, no atendimento, sobretudo na oferta do ensino de forma igualitária. O objetivo da pesquisa foi conhecer como ocorre o processo de inserção do aluno indígena na educação escolar no contexto urbano de Boa Vista - RR. Com uma abordagem qualitativa, a investigação constituiu de pesquisa bibliográfica, análise documental e a utilização da técnica de entrevista, esta realizada com três coordenadores pedagógicos e três professores do Ensino Fundamental I. A referida escola apresenta o maior número de alunos regularmente matriculados segundo dados da Secretaria Municipal de Educação e tem a maior concentração alunos indígenas em uma escola urbana do município. Dentro desta perspectiva a pesquisa apresentou a compreensão do papel da escola no processo de inserção do aluno indígena, da participação e da interação deste no que diz respeito às diferenças culturais e o reconhecimento da interculturalidade enquanto objeto de aproximação entre as culturas e os seus produtores.

Keywords : Educação; Interculturalidade; Aluno indígena.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )