SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56SCHOOL EDUCATION AND INTERCULTURALITY: THE INDIGENOUS STUDENTS INSERTION IN THE URBAN CONTEXT IN BOA VISTA - RRTHE PRACTICE OF FREINETIANOS ENVELOPES WITH POSTGRADUATE STUDENTS IN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SOUZA, Alexandre Augusto e. O CURRÍCULO PARA ALÉM DA ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS E DO PLANEJAMENTO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.296-306.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.32773.

O tema deste artigo é o currículo. O debate proposto trata o currículo como política e poder, para além de uma perspectiva circunscrita à organização das experiências, do conhecimento e do planejamento escolar. A pesquisa bibliográfica foi adotada como caminho de investigação. Debate realizado a partir da perspectiva pós-fundacional. Perspectiva que compreende a política como articulações abertas, não determinantes, com muitos pontos nodais, instáveis e propícias às constantes contingências. Argumenta-se o currículo como constituinte e componente de disputas, imerso em um jogo difuso, incerto e com múltiplos participantes. Discursivo e performático, onde a diferença é tornada fronteira nomeada e vigiada.

Keywords : Currículo; Conhecimento; Diferença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )