SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56EDUCACIÓN ESCOLAR E INTERCULTURALIDAD: LA INSERCIÓN DEL ALUMNO INDÍGENA EN LA CONTEXTUALIZACIÓN URBANA EN BOA VISTA-RRLA PRÁCTICA DE LOS ENVELOPES FREINETIANOS CON LOS ESTUDIANTES DE LA POST-GRADUACIÓN EN EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SOUZA, Alexandre Augusto e. O CURRÍCULO PARA ALÉM DA ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS E DO PLANEJAMENTO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.296-306.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.32773.

O tema deste artigo é o currículo. O debate proposto trata o currículo como política e poder, para além de uma perspectiva circunscrita à organização das experiências, do conhecimento e do planejamento escolar. A pesquisa bibliográfica foi adotada como caminho de investigação. Debate realizado a partir da perspectiva pós-fundacional. Perspectiva que compreende a política como articulações abertas, não determinantes, com muitos pontos nodais, instáveis e propícias às constantes contingências. Argumenta-se o currículo como constituinte e componente de disputas, imerso em um jogo difuso, incerto e com múltiplos participantes. Discursivo e performático, onde a diferença é tornada fronteira nomeada e vigiada.

Palabras clave : Currículo; Conhecimento; Diferença.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )