SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56EDUCAÇÃO ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE: A INSERÇÃO DO ALUNO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO EM BOA VISTA - RRA PRÁTICA DOS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUZA, Alexandre Augusto e. O CURRÍCULO PARA ALÉM DA ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS E DO PLANEJAMENTO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.296-306.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.32773.

O tema deste artigo é o currículo. O debate proposto trata o currículo como política e poder, para além de uma perspectiva circunscrita à organização das experiências, do conhecimento e do planejamento escolar. A pesquisa bibliográfica foi adotada como caminho de investigação. Debate realizado a partir da perspectiva pós-fundacional. Perspectiva que compreende a política como articulações abertas, não determinantes, com muitos pontos nodais, instáveis e propícias às constantes contingências. Argumenta-se o currículo como constituinte e componente de disputas, imerso em um jogo difuso, incerto e com múltiplos participantes. Discursivo e performático, onde a diferença é tornada fronteira nomeada e vigiada.

Palavras-chave : Currículo; Conhecimento; Diferença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )