SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56THE PRACTICE OF FREINETIANOS ENVELOPES WITH POSTGRADUATE STUDENTS IN EDUCATIONARTICULATIONS BETWEEN THE WORLD BANK AND HIGH SCHOOL REFORM (LAW Nº. 13.415 OF 2017) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SCHUCHTER, Terezinha Maria; PAOLIELLO, Juliana  and  MOREIRA, Nilcea Elias Rodrigues. O PERIÓDICO TEIAS COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.322-345.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.33464.

Analisa práticas discursivas do periódico Teias, organizado em forma de dossiê pela Associação Brasileira de Currículo, entre 2013 e 2016. Identifica as temáticas dos artigos, autores e filiação institucional, conceitos, abordagem teórico-epistemológica, metodológica e autores referenciados. Utiliza, como metodologia, a análise da discursividade a partir do mapeamento cartográfico-discursivo. Aponta o eixo de produção na Região Sudeste e a predominância de trabalhos fundamentados nas Teorias Crítica e Pós-Crítica, discutindo as relações entre a abordagem metodológica e a epistemológica. Destaca Freire e Foucault como os autores mais referenciados. Ressalta a necessidade da emergência de outros possíveis eixos temáticos, para que as diferenças que caracterizam as práticas discursivas no campo curricular sejam contempladas.

Keywords : Diferença; Docência; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )