SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56A PRÁTICA DOS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOARTICULAÇÕES ENTRE O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SCHUCHTER, Terezinha Maria; PAOLIELLO, Juliana  e  MOREIRA, Nilcea Elias Rodrigues. O PERIÓDICO TEIAS COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.322-345.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.33464.

Analisa práticas discursivas do periódico Teias, organizado em forma de dossiê pela Associação Brasileira de Currículo, entre 2013 e 2016. Identifica as temáticas dos artigos, autores e filiação institucional, conceitos, abordagem teórico-epistemológica, metodológica e autores referenciados. Utiliza, como metodologia, a análise da discursividade a partir do mapeamento cartográfico-discursivo. Aponta o eixo de produção na Região Sudeste e a predominância de trabalhos fundamentados nas Teorias Crítica e Pós-Crítica, discutindo as relações entre a abordagem metodológica e a epistemológica. Destaca Freire e Foucault como os autores mais referenciados. Ressalta a necessidade da emergência de outros possíveis eixos temáticos, para que as diferenças que caracterizam as práticas discursivas no campo curricular sejam contempladas.

Palavras-chave : Diferença; Docência; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )