Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
NOGARA JUNIOR, Gilberto. ARTICULAÇÕES ENTRE O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017). Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.346-361. Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2019.35220.
Este artigo é o resultado de análise do documento Aprendizagem para Todos: Investir nos Conhecimentos e Competências das Pessoas para Promover o Desenvolvimento. Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial (BANCO MUNDIAL, 2011) e da Lei nº 13.415 de 2017 (BRASIL, 2017). Defendemos que a reforma do ensino médio é uma política de Estado coadunada as prescrições dos organismos multilaterais e alinhada as transformações no mundo do trabalho no atual estágio do capitalismo. Deste modo, nosso esforço é demonstrar neste artigo estes dois movimentos: as articulações entre o Banco Mundial e o Estado brasileiro na reforma do ensino médio e a relação trabalho e educação subjacente a este processo.
Keywords : Banco Mundial; Lei nº 13.415 de 2017; Ensino Médio.