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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

NOGARA JUNIOR, Gilberto. ARTICULAÇÕES ENTRE O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017). Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.346-361.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.35220.

Este artigo é o resultado de análise do documento Aprendizagem para Todos: Investir nos Conhecimentos e Competências das Pessoas para Promover o Desenvolvimento. Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial (BANCO MUNDIAL, 2011) e da Lei nº 13.415 de 2017 (BRASIL, 2017). Defendemos que a reforma do ensino médio é uma política de Estado coadunada as prescrições dos organismos multilaterais e alinhada as transformações no mundo do trabalho no atual estágio do capitalismo. Deste modo, nosso esforço é demonstrar neste artigo estes dois movimentos: as articulações entre o Banco Mundial e o Estado brasileiro na reforma do ensino médio e a relação trabalho e educação subjacente a este processo.

Palabras clave : Banco Mundial; Lei nº 13.415 de 2017; Ensino Médio.

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