SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56ARTICULATIONS BETWEEN THE WORLD BANK AND HIGH SCHOOL REFORM (LAW Nº. 13.415 OF 2017)MEN WHO TRANSFORM THE CITY THAT TRANSFORM MEN: THE CURITIBA’S CASE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ROMAO, José Eustáquio. AVALIAÇÃO NEOLIBERAL E AVALIAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.362-374.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.36167.

Depois que se tornou um tema da moda (a partir do início da década de 1990), a avaliação implantou-se em quase todos os países do mundo, sob a hegemonia da concepção somativa ou classificatória, seja na aprendizagem discente, seja na verificação das competências docentes e na qualidade institucional das agências educacionais. Este artigo classifica as formas de avaliação educacional a partir do eixo da exclusão/inclusão, atribuindo-as, respectivamente ao projeto neoliberal e aos projetos que lhe fazem resistência no campo educacional.

Keywords : Educação; Avaliação educacional; Exclusão; Inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )