SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56ARTICULACIONES ENTRE EL BANCO MUNDIAL Y LA REFORMA DE LA ENSEÑANZA MEDIO (LEY Nº 13.415 DE 2017)HOMBRES QUE TRANSFORMAN LA CIUDAD QUE TRANSFORMA LOS HOMBRES: EL CASO DE CURITIBA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ROMAO, José Eustáquio. AVALIAÇÃO NEOLIBERAL E AVALIAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.362-374.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.36167.

Depois que se tornou um tema da moda (a partir do início da década de 1990), a avaliação implantou-se em quase todos os países do mundo, sob a hegemonia da concepção somativa ou classificatória, seja na aprendizagem discente, seja na verificação das competências docentes e na qualidade institucional das agências educacionais. Este artigo classifica as formas de avaliação educacional a partir do eixo da exclusão/inclusão, atribuindo-as, respectivamente ao projeto neoliberal e aos projetos que lhe fazem resistência no campo educacional.

Palabras clave : Educação; Avaliação educacional; Exclusão; Inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )