SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56ARTICULAÇÕES ENTRE O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017)HOMENS QUE TRANSFORMAM A CIDADE QUE TRANSFORMA OS HOMENS: O CASO DE CURITIBA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ROMAO, José Eustáquio. AVALIAÇÃO NEOLIBERAL E AVALIAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.362-374.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.36167.

Depois que se tornou um tema da moda (a partir do início da década de 1990), a avaliação implantou-se em quase todos os países do mundo, sob a hegemonia da concepção somativa ou classificatória, seja na aprendizagem discente, seja na verificação das competências docentes e na qualidade institucional das agências educacionais. Este artigo classifica as formas de avaliação educacional a partir do eixo da exclusão/inclusão, atribuindo-as, respectivamente ao projeto neoliberal e aos projetos que lhe fazem resistência no campo educacional.

Palavras-chave : Educação; Avaliação educacional; Exclusão; Inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )