SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56NEOLIBERAL EVALUATION AND CONTRA-HEGEMONIC EVALUATIONTHE SCHOOL PERFORMANCE IN THEVOICEOFACTORSOFPUBLIC CATARINENSESSCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BELOTTO, Marina Marini Mariotto  and  MARTINS, Pura Lucia Oliver. HOMENS QUE TRANSFORMAM A CIDADE QUE TRANSFORMA OS HOMENS: O CASO DE CURITIBA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.375-397.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.34135.

O presente artigo busca relacionar a dinâmica de transformação urbana de uma cidade, no caso específico o processo de pedestrização da Rua XV de Novembro de Curitiba, com a construção de imagens e significados da mesma - um espaço-tempo educativo para além da escola - a partir dos diversos atores envolvidos. Esse processo é entendido como uma rede educativa que se forma num cotidiano multifacetado - vertical, se considerarmos a relação de tempo; horizontal, se considerarmos a relação entre os atores envolvidos. Para tanto é utilizada a Teoria SCOT, que visa investigar divergências e paralelismos dentre os posicionamentos dos vários atores que contribuíram para a construção histórico-social desse artefato e assim comprovar a interdependência entre o resultado e as variáveis do processo.

Keywords : Construção histórico-social; Educação para além da escola; Pedestrização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )