SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56EVALUACIÓN NEOLIBERAL Y EVALUACIÓN CONTRA-HEGEMÓNICAEL DESEMPEÑO ESCOLAR EN LA VOZ DE LOS ACTORES DE ESCUELAS PÚBLICAS CATARINENSES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BELOTTO, Marina Marini Mariotto  y  MARTINS, Pura Lucia Oliver. HOMENS QUE TRANSFORMAM A CIDADE QUE TRANSFORMA OS HOMENS: O CASO DE CURITIBA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.375-397.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.34135.

O presente artigo busca relacionar a dinâmica de transformação urbana de uma cidade, no caso específico o processo de pedestrização da Rua XV de Novembro de Curitiba, com a construção de imagens e significados da mesma - um espaço-tempo educativo para além da escola - a partir dos diversos atores envolvidos. Esse processo é entendido como uma rede educativa que se forma num cotidiano multifacetado - vertical, se considerarmos a relação de tempo; horizontal, se considerarmos a relação entre os atores envolvidos. Para tanto é utilizada a Teoria SCOT, que visa investigar divergências e paralelismos dentre os posicionamentos dos vários atores que contribuíram para a construção histórico-social desse artefato e assim comprovar a interdependência entre o resultado e as variáveis do processo.

Palabras clave : Construção histórico-social; Educação para além da escola; Pedestrização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )