SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56THE SCHOOL PERFORMANCE IN THEVOICEOFACTORSOFPUBLIC CATARINENSESSCHOOLSTHE CHILDREN IN CHILDHOODIMAGES/MARGINS: FROM (IN)VISIBILITY TO SOCIAL PROTAGONISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa  and  CARDOZO, Maria José Pires Barros. LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.418-435.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.40244.

Este artigo discorre sobre algumas questões acerca do desenvolvimento do capitalismo e suas interfaces com o Estado a partir de estudos bibliográficos das obras A riqueza das nações, de Adam Smith e Princípios de economia política e tributação, de David Ricardo. Apresenta como esses autores revelam o pensamento liberal quanto a colonização e a intervenção do Estado. Conclui-se que a obra de David Ricardo, em especial, revela que várias de suas recomendações e assertivas quanto à defesa do liberalismo estão atuais, vivas e circulando vitoriosamente, inclusive no que se convencionou chamar de neoliberalismo. Portanto, considera-se pertinente refletir sobre estas questões, buscando compreender que as interfaces do Estado com a economia, são fundamentais para que possamos melhor compreender outros temas, entre os quais destacamos a educação.

Keywords : Estado; Liberalismo; Colonialismo; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )