SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56EL DESEMPEÑO ESCOLAR EN LA VOZ DE LOS ACTORES DE ESCUELAS PÚBLICAS CATARINENSESEL NIÑO EN LAS IMÁGENES/MARGENES DE INFANCIA: DA (IN)VISIBILIDAD AL PROTAGONISMO SOCIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa  y  CARDOZO, Maria José Pires Barros. LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.418-435.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.40244.

Este artigo discorre sobre algumas questões acerca do desenvolvimento do capitalismo e suas interfaces com o Estado a partir de estudos bibliográficos das obras A riqueza das nações, de Adam Smith e Princípios de economia política e tributação, de David Ricardo. Apresenta como esses autores revelam o pensamento liberal quanto a colonização e a intervenção do Estado. Conclui-se que a obra de David Ricardo, em especial, revela que várias de suas recomendações e assertivas quanto à defesa do liberalismo estão atuais, vivas e circulando vitoriosamente, inclusive no que se convencionou chamar de neoliberalismo. Portanto, considera-se pertinente refletir sobre estas questões, buscando compreender que as interfaces do Estado com a economia, são fundamentais para que possamos melhor compreender outros temas, entre os quais destacamos a educação.

Palabras clave : Estado; Liberalismo; Colonialismo; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )