SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56O DESEMPENHO ESCOLAR NA VOZ DOS ATORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSESA CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa  e  CARDOZO, Maria José Pires Barros. LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.418-435.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.40244.

Este artigo discorre sobre algumas questões acerca do desenvolvimento do capitalismo e suas interfaces com o Estado a partir de estudos bibliográficos das obras A riqueza das nações, de Adam Smith e Princípios de economia política e tributação, de David Ricardo. Apresenta como esses autores revelam o pensamento liberal quanto a colonização e a intervenção do Estado. Conclui-se que a obra de David Ricardo, em especial, revela que várias de suas recomendações e assertivas quanto à defesa do liberalismo estão atuais, vivas e circulando vitoriosamente, inclusive no que se convencionou chamar de neoliberalismo. Portanto, considera-se pertinente refletir sobre estas questões, buscando compreender que as interfaces do Estado com a economia, são fundamentais para que possamos melhor compreender outros temas, entre os quais destacamos a educação.

Palavras-chave : Estado; Liberalismo; Colonialismo; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )