SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE“QUEM QUER FICAR COM ELE?”: A TRAJETÓRIA DE UMA EXCLUSÃO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CABRAL, Fernanda Mendes  e  DIAS, Adelaide Alves. A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.436-462.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.34534.

Este artigo discute as concepções de negação e (in)visibilidade que marcaram a imagem da criança pré-sociológica, bem como, destaca a concepção sociológica de infância que aponta para concepção de criança como ator social e protagonista. Em vista disso, foi constatado que as narrativas fotoetnográficas desvelam e legitimam um protagonismo criativo e subversivo nas relações de alteridade constituídas durante a infância, desse modo, as crianças têm desenvolvido formas de participação e enfrentamento das circunstâncias culturais e sociais das quais participa, o que consiste numa nova imagem sociológica - a da criança protagonista, uma criança que subverte os limites e imposições das culturas visuais e de forma criativa, reinventa modos de ser e de viver na contemporaneidade.

Palavras-chave : Sociologia da Infância; CriançaProtagonista; Fotoetnografia autobiográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )