SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIALINTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GUIMARAES, Mirtes Aparecida dos Reis  e  SIMONINI, Eduardo. “QUEM QUER FICAR COM ELE?”: A TRAJETÓRIA DE UMA EXCLUSÃO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.463-474.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.38986.

O presente trabalho tem como proposta discutir a questão do “outro” e do estranhamento que o diferente coloca em movimento ao confrontar com referências identitárias estabelecidas como mundos-verdade. Nesse sentido, acompanhamos o cotidiano de uma sala de aula de 5º. ano do Ensino Fundamental de uma escola situada na Zona da Mata de Minas Gerais, dando especial ênfase a alguns fatos que ocorreram em torno de um aluno de doze anos, que neste trabalho é denominado de Mateus. O estranhamento que Mateus produziu na escola e na sala pesquisada culminou em um processo de expulsão do mesmo e foi tal processo que neste artigo seguimos no intento de discutir as tensões em torno da presença do “outro” no cotidiano escolar. Concluímos o trabalho afirmando que a discussão em torno da exclusão escolar e da relação com o “outro” envolve perspectivas complexas a fazerem questionar os modelos de sociedade e de ser humano que são fomentados como verdades únicas e tantas vezes desqualificadoras do que é diferente.

Palavras-chave : Exclusão; Escola; Outro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )