SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56“¿QUIÉNQUIEREQUEDARSECONÉL?”: LA TRAYECTORIA DE UNA EXCLUSIÓN ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares  y  PEREIRA, Brena Kesia Costa. INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.475-490.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.35624.

Este artigo busca analisar como o Projeto Professor Diretor de Turma aborda a interdisciplinaridade no contexto escolar a partir dos seus documentos oficiais e de entrevistas realizadas com Professores Diretores de Turma. O método utilizado é o da análise bibliográfica, documental e de entrevistas, no qual o folder de apresentação do referido projeto, o Manual de Orientações das Ações do Professor Diretor de Turma e a opinião dos professores participantes do projeto serão fontes para entender como a interdisciplinaridade é desenvolvida nesses documentos e suas relações com o(s) contexto(s) da instituição em que está inserida. O artigo está dividido em três etapas; na introdução constará uma abordagem sobre a interdisciplinaridade no contexto escolar, em seguida analisaremos a interdisciplinaridade no PPDT e, por fim, as conclusões do artigo. Como referencial teórico, utilizamos autores como Veiga-Neto (1996) para definir o que é interdisciplinaridade, os conceitos de Lopes; Macedo (2011) sobre interdisciplinaridade e hibridismo, Silva (2005) para as discussões sobre a interdisciplinaridade no currículo e Ball; Maguire; Braun (2016) para as definições sobre dimensões de contexto.

Palabras clave : Projeto Professor Diretor de Turma; Interdisciplinaridade; Contexto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )