SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57CURRÍCULO Y EDUCACIÓN COMPARADA: PERSPECTIVAS Y DESAFÍOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MATOS, Sônia Regina da Luz; CARABALLO, Gimena Natalia Pérez  y  ACIOLY-REGNIER, Nadja. SOBRE AS FRONTEIRAS NA ESCOLA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.3-11.  Epub 18-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.42869.

Esse artigo aborda uma reflexão de pesquisa com os participantes do Programa Institucional da Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Brasil) sobre os territórios culturais e as pessonas que moram nos espaços fronteiriços. A situação didática analisada é resultado de duas sequencias do filme Escritores da liberdade (2007) que apresenta um cenário didático em um espaço escolar que encontra-se em uma constante tensão intercultural. A análise se baseia em algumas ações didáticas de uma professora que trabalha com jovens estudantes estadunidenses oriundos de diferentes culturas e que encontram-se em um contexto de vulnerabilidade social. Para compreender o lugar e o papel dessa tensão, nós trabalhamos com os conceitos de contato cultural, de fronteira, de interculturalidade e de multiculturalismo.

Palabras clave : Formação de professores; Cultura; Migrante; Fronteira.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )