SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue57RESEARCH WITH CHILDREN: SOME GENDER ISSUES IN CHILDHOOD EDUCATIONTHE ROLEOF THE EDUCATION IN THE LEARNING AND IN THE KNOWLEDGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

OLIVEIRA, Paulo Victor Poncio de  and  MELO, Lúcia de Fátima. LIBERDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA REDE DE EDUCAÇÃO DO ACRE: OBSERVANDO O CONTEXTO LOCAL. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.40-61.  Epub Dec 18, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.42745.

O artigo apresenta discussões relativas à liberdade de gênero e a diversidade sexual no contexto das políticas educacionais, tendo como campo empírico a Rede Pública de Educação Básica do Estado do Acre. Realizaram- se visitas à Secretaria de Estado de Educação e Esporte e a nove escolas de Ensino Médio, representando todas as regionais escolares que compõem a Rede, onde foram aplicadas entrevistas semiabertas junto aos sujeitos que compõem a gestão estadual e as coordenações pedagógicas e de ensino das referidas escolas, com o objetivo de conhecer e analisar a realidade, no contexto educacional acriano, do diálogo existente sobre liberdade de gênero e diversidade sexual. Os aspectos conclusivos da pesquisa apontam que a Rede Pública de Educação Básica não se opõe à discussão acerca da inclusão do tema liberdade de gênero e diversidade sexual em seus currículos, apesar da inegável resistência paralela que há por parte de alguns setores conservadores da sociedade. Todavia faltam mecanismos legais, técnicos e principalmente pedagógicos que possibilitem a consolidação de políticas educacionais igualitárias e que combatam todo e qualquer dispositivo institucional e social de conservação de preconceitos historicamente construídos.

Keywords : Liberdade de Gênero; Diversidade Sexual; Rede Pública de Educação Básica do Acre.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )