SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57LIBERDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA REDE DE EDUCAÇÃO DO ACRE: OBSERVANDO O CONTEXTO LOCALA PRÉ-ESCOLA OBRIGATÓRIA NO BRASIL E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

WERNECK, Vera Rudge. O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM E NO CONHECIMENTO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.62-81.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.35241.

O artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da educação na construção do conhecimento. De início aceita como conceituação de educação, o processo que leva o educando a reconhecer, buscar, instaurar e hierarquizar os valores de modo a aprimorar-se como pessoa humana e como personalidade individual. Distingue por isso, educação, instrução e cultura. Em seguida analisa a noção de “construção do conhecimento” mostrando as diferentes compreensões do termo: como produção cient ífica resultante das pesquisas dos especialistas, dos cientistas nas suas diversas áreas e como apreensão individual dos saberes constituídos, ou seja, como aprendizagem individual. Apoia-se na Teoria dos Valores e na Fenomenologia para concluir mostrando a interferência da educação na construção do conhecimento seja como aprendizagem individual pelo reconhecimento e pela hierarquização dos valores.

Palavras-chave : Educação; Construção do conhecimento; Cultura; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )