SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57A PRÉ-ESCOLA OBRIGATÓRIA NO BRASIL E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESO ENSINO DE HISTÓRIA E A BNCC: LIVROS DIDÁTICOS SOB UMA ANÁLISE COMPARATIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MEDEIROS, Cristiano Sant'anna de. #DIFERENÇA: CLICAR, POSTAR E COMPARTILHAR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.95-108.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.34137.

Esse artigo, partindo das premissas dos estudos nos/dos/com os cotidianos, entrelaçado com as redes sociais da internet, apresenta uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo pensar com imagens compartilhadas por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, as noções de diferença tecidas com essa prática em suas articulações com as narrativas que engendraram. As imagens foram compartilhadas na rede social da internet Facebook, em grupos criados para este fim, denominados #Diferença e que operaram como dispositivo de pesquisa num contexto que enunciamos como “sociedade do compartilhamento”. As imagens, acompanhadas de suas narrativas/análises, nos deram pistas para pensar nos múltiplos atravessamentos e bricolagens entre imagens e ideias de diferença que são criadas e circulam nas múltiplas redes educativas, proporcionando assim diferentes espaços de debate e aprendizagem.

Palavras-chave : Imagens; Facebook; Sociedade do compartilhamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )