SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57#DIFERENÇA: CLICAR, POSTAR E COMPARTILHARADOECIMENTO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA SAÚDE DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE MEDEIROS NETO/BA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

TAMANINI, Paulo Augusto  e  NORONHA, Vanusa Maria Gomes. O ENSINO DE HISTÓRIA E A BNCC: LIVROS DIDÁTICOS SOB UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.109-124.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.39102.

As mudanças propostas para o currículo de História trazem à pauta discussões sobre o que se deve ou não ser ensinado na escola, em conformidade com as demandas e contextos. Na tentativa de buscar meios que auxiliem o processo de aprendizagem, o livro didático de História é ainda um dos muitos recursos facilitadores e mais utilizados pelo professor. Apesar de frequentes críticas sobre a sua produção e a sua distribuição, o livro não perde seu lugar eficiente como ferramenta que aproxima os alunos dos saberes formais acerca de um passado e a sua relação com o presente. Assim, o desafio da prática pedagógica de associar as demandas curriculares do ensino formal com os contextos da prática passa pelo crivo e seleção de alguns conteúdos e diretrizes da BNCC, sancionada em 2017 para a Educação Infantil e Fundamental e, em 2018, para o Ensino Médio. Este artigo apoia-se nas discussões de Lopes e Macedo (2011) e Bittencourt (2009) para discutir a influência do BNCC nos Livros Didáticos de História e como as suas diretrizes repercutem na prática escolar. Para atingir nosso objetivo, fizemos uma análise comparativa sobre como o tema da escravidão é retratado em dois períodos distintos. Os critérios para análise foram: 1) Recorrência do tema nos dois livros e 2) Parâmetros sugeridos pelos órgãos normativos sobre a estrutura, conteúdo e respeito às diversidades, culturais e regionais. Nosso trabalho justifica-se pela necessidade de identificar as mudanças curriculares na busca de oferecer reflexões e discussões concernentes à aplicabilidade da BNCC na ação d ocente e nos recursos pedagógicos. Observando a estruturação, conteúdos, atividades e ilustrações nos livros didáticos, anteriores e posteriores a perspectiva da nova base, espera-se como resultados identificar o impacto dessa possível efetivação curricular no ensino de história.

Palavras-chave : Currículo; Ensino de história; Livro Didático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )