SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue57DIALOGUES BETWEEN CAPOEIRA AND SCHOOL PHYSICAL EDUCATION. FIRST NOTES ABOUT THEIR PRACTICES, THEIR APPROXIMATIONS AND THEIR DISTANCES WITH REGARD TO KNOWING/DOINGDEMOCRATIC MANAGEMENT AND THE INCLUSIVE EDUCATION PROCESS: A POSSIBLE RELATIONSHIP? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

UCHOA, Márcia Maria Rodrigues; CHACON, Jerry Adriano Villanova  and  VILELLA, Mariana. AS OCUPAÇÕES ESCOLARES DE 2015 E 2016 PELA LEITURA DA ÉTICA DA LIBERTAÇÃO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.156-174.  Epub Dec 18, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.42967.

O trabalho propõe uma análise do movimento de ocupações escolares nos anos de 2015 e 2016 no estado de São Paulo, sob a ótica da ética da libertação. Trata-se de uma abordagem qualitativa, decorrente de pesquisa exploratória e bibliográfica, com o intento de descrever as características do movimento e fazer uma leitura analítica com o aporte bibliográfico em Enrique Dussel (2002) e a sua ética da libertação e as contribuições de Theodor Adorno (2003) e Paulo Freire (2011), com os seus respectivos conceitos de emancipação e autonomia. As ocupações escolares surgem como um movimento insurgente dos estudantes secundaristas contra o governo do estado, que deliberou sobre a política de reorganização das escolas, uma ação arbitrária e antidemocrática diante da comunidade de vítimas afetadas. A estratégia de ocupações de escolas reflete o anúncio da autonomia dos estudantes.

Keywords : Ocupações escolares; Ética da libertação; Estudantes secundaristas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )