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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

UCHOA, Márcia Maria Rodrigues; CHACON, Jerry Adriano Villanova  e  VILELLA, Mariana. AS OCUPAÇÕES ESCOLARES DE 2015 E 2016 PELA LEITURA DA ÉTICA DA LIBERTAÇÃO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.156-174.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.42967.

O trabalho propõe uma análise do movimento de ocupações escolares nos anos de 2015 e 2016 no estado de São Paulo, sob a ótica da ética da libertação. Trata-se de uma abordagem qualitativa, decorrente de pesquisa exploratória e bibliográfica, com o intento de descrever as características do movimento e fazer uma leitura analítica com o aporte bibliográfico em Enrique Dussel (2002) e a sua ética da libertação e as contribuições de Theodor Adorno (2003) e Paulo Freire (2011), com os seus respectivos conceitos de emancipação e autonomia. As ocupações escolares surgem como um movimento insurgente dos estudantes secundaristas contra o governo do estado, que deliberou sobre a política de reorganização das escolas, uma ação arbitrária e antidemocrática diante da comunidade de vítimas afetadas. A estratégia de ocupações de escolas reflete o anúncio da autonomia dos estudantes.

Palavras-chave : Ocupações escolares; Ética da libertação; Estudantes secundaristas.

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