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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ALIXANDRE, Maria Aparecida Rosa de Andrade  y  BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida. ALFABETIZAÇÃO CONSTRUTIVISTA NA PARAÍBA: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.185-201.  Epub 18-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.37570.

Este artigo, resultante de uma dissertação de Mestrado, analisa elementos da teoria construtivista piagetiana no processo de alfabetização e na concepção de professoras em escolas municipais de João Pessoa/PB. Tal estudo justifica-se no discurso recorrente das professoras a respeito do construtivismo, e pelo pressuposto de diferentes associações feitas pelos professores em relação à teoria e a prática. A metodologia desse estudo desenvolve-se em uma perspectiva qualitativa, o estudo tem como método científico o materialismo histórico. A pesquisa nos permite destacar as contradições na concepção das professoras, assim como a necessidade de uma maior compreensão sobre as teorias da educação, uma vez que o pouco que se sabe acerca dessa teoria se confunde com outros pressupostos teóricos.

Palabras clave : Teoria construtivista piagetiana; Alfabetização; Concepção docente.

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