SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57ALFABETIZAÇÃO CONSTRUTIVISTA NA PARAÍBA: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICATEMPO DE INCERTEZAS: ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA DA CRÍTICA DE T. W. ADORNO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. ORIXÁS SÃO SUPER-HERÓIS: MEDIAÇÕES DOS QUADRINHOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.202-216.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.40143.

Reflexões à luz da interculturalidade sugerem a apropriação dos quadrinhos na educação. A intencionalidade é demonstrar o potencial estético-narrativo do gênero no enfoque das religiões de matriz africana que são silenciadas no espaço escolar. A coletânea Contos dos Orixás torna-se chave de leitura e problematização dos símbolos sagrados dessas culturas religiosas.

Palavras-chave : Educação Intercultural; Religiões Afro-Brasileiras; História em Quadrinhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )