SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57EDUCAÇÃO DO CAMPO: DA AGENDA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃOMEMÓRIAS DE PROFESSORAS: A ESCOLHA DA PROFISSÃO DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MARTINS, Vilmar. PODE A LITERATURA SER UM MESTRE?. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.247-260.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.37809.

Partindo do diagnóstico nietzschiano das três tarefas para as quais necessitamos de mestres: "Deve-se aprender a ver, aprender a pensar, aprender a falar e escrever: o objetivo, nos três casos, é uma c ultura nobre". Minha proposta é pensar a literatura como o mestre capaz de realizar essas três tarefas. Utilizando Steiner (2018) intento responder o que é um mestre? Para que precisamos de um mestre? E, q uais as características de um mestre? Neste recorte elenco ações de mestria e verifico sua plausibilidade quando exercidas pela literatura. Para verificar minha hipótese de literatura enquanto mestre utilizo a obra Ah, é? de Dalton Trevisan, observando suas potencialidades para as três tarefas de mestria: ensinar a ver - demorando o olhar e espiritualizando a vida; ensinar a pensar - para gestar os pensamentos como dança e por fim ensinar a falar e escrever - falar sem tagarelice, expressando as vivências mais íntimas e escrever visceralmente, com sangue e espírito. Penso que a literatura se apresenta como um mestre ao carregar consigo elementos de mestria, tais como: persuasão, provocação, transmissão, potencialização, autoridade, modelo, etc.

Palavras-chave : Mestre; Educação; Literatura; Filosofia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )