SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57MEMÓRIAS DE PROFESSORAS: A ESCOLHA DA PROFISSÃO DOCENTEA RE-EXISTÊNCIA COMEÇA NO DIÁLOGO - SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E FORMAS OUTRAS DE AVALIAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães  e  BORDAS, Miguel Angel Garcia. CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS PLANOS MUNICIPAIS DO PIEMONTE DA DIAMANTINA - BA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.275-289.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.38209.

Este artigo tem como objetivo investigar como as condições de trabalho dos professores, são tratados nos planos municipais de educação das cidades da região do Piemonte da Diamantina. O estudo foi desenvolvimento a partir da pesquisa documental e análise dos dados foi feita através da Hermenêutica objetiva. É possível observar nos planos que existe uma baixa cooperação intermunicipal, ainda que eles desfrutem de problemas similares. Outro aspecto percebido foi a dificuldade em discutir temas que muitas vezes fogem da alçada dos municípios, mas que constam no Plano Nacional, caso da educação de nível superior. As condições dos docentes para estudo, como diminuição de carga horária e incentivo finance iro; e a preocupação com a saúde desses trabalhadores, são dois temas extremamente importantes, mas que infelizmente foram encontrados em apenas um terço dos Planos analisados. Entretanto os planos expõem o que se esperam deles, no que tange ao diagnóstico de suas realidades e autonomia relativa no que diz respeito a criação de metas e estratégias para melhorar a educação de seus respectivos municípios.

Palavras-chave : Condições de trabalho docente; Plano Municipal de Educação; Políticas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )