SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue57RE-EXISTENCE BEGINS IN DIALOGUE - ON POPULAR EDUCATION AND OTHER FORMS OF EVALUATIONSPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE: WHAT TEACHERS THINK ABOUT THEIR ACTION AND TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MORAIS, Joelson de Sousa. SER PROFESSOR/A INICIANTE DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.305-314.  Epub Dec 18, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.38584.

Este artigo bibliográfico, faz algumas reflexões acerca da Biografia Educativa, como dispositivos de investigação-formação na educação, entrelaçadas com o contexto das políticas curriculares no cotidiano de professores/as iniciantes. Tem como objetivo: compreender as implicações das políticas curriculares atuais na tessitura das identidades de professoras iniciantes. Os resultados evidenciam que o confronto que o profissional no início da carreira docente enfrenta, em decorrência das mudanças que vem sendo impostas e se delineando no contexto da sociedade neoliberal atualmente, sobretudo, das políticas curriculares, traz inúmeras dúvidas e ambiguidades relacionados aos saberes e fazeres que são necessários mobilizar no cotidiano da prática pedagógica.

Keywords : Professores/as iniciantes; Currículo; Biografias Educativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )