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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BUSKO, Paula Simone  e  KARAT, Marinilde Tadeu. ENSINO DE CIÊNCIAS: O VÍRUS ZIKA E AS FAKE NEWS - PROPOSIÇÕES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.332-347.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.38798.

Quando surgem novas controvérsias científicas como a relação entre vírus zika e microcefalia, que a ciência não tem condições de fornecer respostas em curto prazo, o c lima de incertezas acaba favorecendo o medo e a insegurança na população, dando margem ao aparecimento de fake news. Diante do exposto, objetiva-se discutir como as controvérsias científicas colaboraram para um clima de incerteza dando margem ao surgimento das fake news. Ao final, considerar uma proposta de um roteiro didático para o desenvolvimento de uma oficina pedagógica voltada à formação de professores no ensino de ciências.

Palavras-chave : Controvérsias; Vírus Zika; Fake News; Autoria; Ensino de Ciências.

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