SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58UMA HISTÓRIA DENTRO DA OUTRA, UMAS GEOGRAFIAS QUE SE ESBARRAM: O ANIVERSÁRIO DE ZUZA: UMA MARIONETE QUE QUERIA SER PRÍNCIPE!NATALIDADE E EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CORDEIRO, Robson Costa. A CRÍTICA DE NIETZSCHE À EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.32-53.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.44383.

O texto procura mostrar a crítica feita por Nietzsche à educação histórica no século XIX, destacando de que modo uma formação que promove uma consideração excessiva do passado é prejudicial para a vida. Para fundamentar a sua crítica, Nietzsche elabora uma precisa e articulada conexão entre diversos conceitos, que aparentemente se opõem e se excluem -, como por exemplo, memória e esquecimento, histórico e a-histórico, interior e exterior, conteúdo e forma - mas que em seu pensamento são mantidos em tensão e reunidos como o que configura o acontecer histórico (Geschichte). Esta articulação e conexão ele pensa profundamente ao analisar os três diferentes tipos de história (Historie) e as respectivas utilidades e desvantagens que cada uma proporciona para a vida. Além disso, o texto também procura mostrar a decisiva articulação entre as forças a-históricas e supra-históricas, pensadas por Nietzsche como antídotos contra a doença histórica.

Palavras-chave : Nietzsche; educação; história; vida.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )