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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ALVES NETO, Rodrigo Ribeiro. ARENDT E A CRISE DA EDUCAÇÃO COMO CRISE DO TEMPO HISTÓRICO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.88-114.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.44396.

O artigo interpreta a crise da autoridade e a crise da educação, tal como diagnosticadas por Hannah Arendt, como expressões de uma crise da temporalidade e da historicidade no mundo moderno. Diferentes reflexões sobre a atual ordem do tempo apontam para a contemporaneidade como expressão de transformações sociais e tecnológicas das quais emergiu um novo regime de historicidade em que o presente se encontra cada vez mais prolongado, desconectado do passado, pobre em experiência, desprovido de direcionalidade e com o futuro cada vez mais opaco, administrado e imediato. A crise da educação seria hoje expressão do enfraquecimento da tensão entre novidade e memória provocada por esse presentismo que abole a articulação entre o passado e o futuro, transformando a cultura em mercadoria para o consumo instantâneo e voraz de adultos e jovens governados pelo ideal de felicidade momentânea e imediata.

Palabras clave : Arendt; crise; educação; autoridade; tempo.

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