SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58ENTREVISTA: TANTAS MANOS: EDUCAR ES MÁS QUE CONDUCIR, ES TOMARSE DE LAS MANOSINTERNACIONALIZACIÓN DE ESTUDIO: ESTRATEGIA DE CLASES MEDIAS INTELECTUALIZADAS -CAMPO GRANDE/MS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RIBEIRO, Adalberto Carvalho. JUVENTUDES FLEXÍVEIS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: INCERTEZAS DO SÉCULO XXI. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.158-173.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.41216.

O objetivo é fazer reflexões sobre as juventudes e os fenômenos presentes no século XXI destacando no quadro empírico percepções de juventudes universitárias populares da Amazônia setentrional brasileira. A categoria juventudes tem sido de difícil enquadramento analítico mas a literatura aceita que processos de individualização estariam em curso desde a viragem do século XX. As questões de partida são: o que a literatura vem apontando quantos aos fenômenos do século XXI que atingem as juventudes? Quais as percepções de juventudes universitárias populares sobre questões específicas que podem lhes afligir? A abordagem metodológica além da consulta aos interlocutores especialistas nesse campo do saber também realizou pesquisa empírica com estudantes de licenciaturas de uma universidade federal da região norte do Brasil, razão pela qual estão sendo denominados de “juventudes populares”. Os resultados apontam, na literatura, consenso quanto a processos de individualização, preocupação com a dimensão social e no grupo estudado percepções para a aceitação do individualismo, competitividade, incertezas quanto ao futuro e vulnerabilidade social.

Palabras clave : Juventudes; flexibilidade; incertezas; Amazônia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )