SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58JUVENTUD FLEXIBLES EN LA AMAZONIA BRASILEÑA: INCERTIDUMBRES DEL SIGLO XXIAPUNTES SOBRE EL EDUCADOR AUDIOVISUAL: CINEMA, EDUCACIÓN Y OTREDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SOUZA, Solange Bertozi de  y  ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira. INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDO: ESTRATÉGIA DE CLASSES MÉDIAS INTELECTUALIZADAS ‒ CAMPO GRANDE/MS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.174-190.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.40659.

Este artigo trata da internacionalização de estudos usada como estratégia educacional de famílias de classes médias intelectualizadas de Campo Grande-MS. O objetivo é compreender se essas famílias buscam uma formação intelectual internacional. A teoria remete a Bourdieu e interlocutores, foi feita revisão bibliográfica, aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes universitários e seus filhos, que fizeram intercâmbio internacional, estudaram em escola bilíngue ou em cursos livres de línguas. Os resultados mostraram que a internacionalização de estudos é considerada uma estratégia educacional e na análise identificou-se que ela traz vantagens a quem pode ter acesso o maior desafio é fazer com que possa ser utilizada por toda a população brasileira, sem que haja distinções.

Palabras clave : Internacionalização de estudos; Famílias de classes médias intelectualizadas; Mundo globalizado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )