SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58JUVENTUDES FLEXÍVEIS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: INCERTEZAS DO SÉCULO XXIAPONTAMENTOS SOBRE O EDUCADOR AUDIOVISUAL: CINEMA, EDUCAÇÃO E ALTERIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUZA, Solange Bertozi de  e  ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira. INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDO: ESTRATÉGIA DE CLASSES MÉDIAS INTELECTUALIZADAS ‒ CAMPO GRANDE/MS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.174-190.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.40659.

Este artigo trata da internacionalização de estudos usada como estratégia educacional de famílias de classes médias intelectualizadas de Campo Grande-MS. O objetivo é compreender se essas famílias buscam uma formação intelectual internacional. A teoria remete a Bourdieu e interlocutores, foi feita revisão bibliográfica, aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes universitários e seus filhos, que fizeram intercâmbio internacional, estudaram em escola bilíngue ou em cursos livres de línguas. Os resultados mostraram que a internacionalização de estudos é considerada uma estratégia educacional e na análise identificou-se que ela traz vantagens a quem pode ter acesso o maior desafio é fazer com que possa ser utilizada por toda a população brasileira, sem que haja distinções.

Palavras-chave : Internacionalização de estudos; Famílias de classes médias intelectualizadas; Mundo globalizado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )