SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58STUDY INTERNATIONALIZATION: STRATEGY OF INTELLECTUALIZED MIDDLE CLASSES - CAMPO GRANDE/MSTHE TEACHER PROFESSIONAL AUTONOMY AND THE EDUCATIONAL REFORMS FROM THE 1990 YEARS: LIMITS AND POSSIBILITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GUERREIRO, Alexandre Silva. APONTAMENTOS SOBRE O EDUCADOR AUDIOVISUAL: CINEMA, EDUCAÇÃO E ALTERIDADE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.191-201.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.40636.

O presente artigo busca refletir sobre o educador audiovisual como sujeito intrínseco à relação que se estabelece entre cinema e educação, na medida em que a essa relação atrelamos o conceito de alteridade. Para isso, implementamos uma investigação sobre a escola e o papel do educador para, em seguida, explorarmos os conceitos de teórico amador, criado por Jacques Rancière (2012) como um delineador do educador na contemporaneidade, e de alteridade, conforme formulada por Emanuel Lévinas (1988), entendendo o Outro como central. Essas duas abordagens nos conduzem à formulação de que os atores sociais envolvidos nessa relação são sujeitos de afeto, atravessados pelas questões que envolvem cinema, educação e alteridade na contemporaneidade.

Keywords : Audiovisual; Educação; Alteridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )