SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58INTERNACIONALIZACIÓN DE ESTUDIO: ESTRATEGIA DE CLASES MEDIAS INTELECTUALIZADAS -CAMPO GRANDE/MSLA AUTONOMÍA PROFESIONAL Y LAS REFORMAS EDUCACIONALES DE LOS AÑOS 1990: LÍMITES Y POSIBILIDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

GUERREIRO, Alexandre Silva. APONTAMENTOS SOBRE O EDUCADOR AUDIOVISUAL: CINEMA, EDUCAÇÃO E ALTERIDADE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.191-201.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.40636.

O presente artigo busca refletir sobre o educador audiovisual como sujeito intrínseco à relação que se estabelece entre cinema e educação, na medida em que a essa relação atrelamos o conceito de alteridade. Para isso, implementamos uma investigação sobre a escola e o papel do educador para, em seguida, explorarmos os conceitos de teórico amador, criado por Jacques Rancière (2012) como um delineador do educador na contemporaneidade, e de alteridade, conforme formulada por Emanuel Lévinas (1988), entendendo o Outro como central. Essas duas abordagens nos conduzem à formulação de que os atores sociais envolvidos nessa relação são sujeitos de afeto, atravessados pelas questões que envolvem cinema, educação e alteridade na contemporaneidade.

Palabras clave : Audiovisual; Educação; Alteridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )