SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDO: ESTRATÉGIA DE CLASSES MÉDIAS INTELECTUALIZADAS ‒ CAMPO GRANDE/MSA AUTONOMIA PROFISSIONAL E AS REFORMAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 1990: LIMITES E POSSIBILIDADES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GUERREIRO, Alexandre Silva. APONTAMENTOS SOBRE O EDUCADOR AUDIOVISUAL: CINEMA, EDUCAÇÃO E ALTERIDADE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.191-201.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.40636.

O presente artigo busca refletir sobre o educador audiovisual como sujeito intrínseco à relação que se estabelece entre cinema e educação, na medida em que a essa relação atrelamos o conceito de alteridade. Para isso, implementamos uma investigação sobre a escola e o papel do educador para, em seguida, explorarmos os conceitos de teórico amador, criado por Jacques Rancière (2012) como um delineador do educador na contemporaneidade, e de alteridade, conforme formulada por Emanuel Lévinas (1988), entendendo o Outro como central. Essas duas abordagens nos conduzem à formulação de que os atores sociais envolvidos nessa relação são sujeitos de afeto, atravessados pelas questões que envolvem cinema, educação e alteridade na contemporaneidade.

Palavras-chave : Audiovisual; Educação; Alteridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )